quinta-feira, maio 17, 2007

Filmes, Discos e Livros Que Salvaram Minha Vida


1. Beautiful Girls, de Ted Demme (filme)
2. Mais que o Acaso (Sliding Doors), de Peter Howitt (filme)
3. Magnolia´s Soundtrack, de Aimee Mann (disco)
4. Tails, da Lisa Loeb (disco)
5. Is This It, dos Strokes (disco)
6. O Bloco do Eu Sozinho, dos Los Hermanos (disco)
7. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (livro)
8. Chico Buarque Ao Vivo (disco)
9. Blue Train, do John Coltrane (disco)
10. Trainspotting, de Danny Boyle (filme)
11. Verde, Amarelo, Anil, Cor-de-Rosa e Carvão, da Marisa Monte (disco)

Apesar da dose dramática um tanto exagerada, o título da lista é bastante auto-explicativo.

P.S.: Você não escolhe os livros, filmes ou discos que te salvam a vida. Eles te escolhem. Disto decorrem algumas coisas importantes. Primeiro, não te é dada a oportunidade de ter qualquer julgamento de valor artístico sobre eles. “Mais que o Acaso”, por exemplo, é uma comédia romântica bem regularzinha. Mas, a Gwyneth, oh mine, e o fato de aprender que ninguém espera a Inquisição Espanhola, bem, foram capazes de iluminar alguns meses sombrios. Em segundo lugar, muitas vezes o socorro vem de algo diametralmente oposto às coisas que você costumava admirar. Pouco ouvia de MPB antes da Marisa Monte vir me salvar da melancolia de um exílio voluntário além-mar. Por fim, é ingrato procurar qualquer racionalidade nessas escolhas. Não há sentido. Nada tem menos cheiro de auto-ajuda que o “Is This It”, dos Strokes, ou as aventuras casamenteiras da Jane Austen. Mas, enfim, funcionaram como ótimos placebos.

A verdade é que todos os citados acima se aproveitaram em algum momento da minha vulnerabilidade, me pegaram com a guarda baixa. Se intrometeram em minhas horas de melancolia, solidão, briga, doença, saudade, rompimento, dúvida, crise existencial, vocacional ou sentimental. E, depois de tudo, só me resta agradecê-los pela intromissão. Ai me mim sem eles, quem vai saber. Agora eles são da família. Falem deles bem ou mal, nutro por todos enorme carinho.

Nenhum comentário: