sexta-feira, março 17, 2006

Leituras à luz de G. Alckmin



(Sobre o regime militar 1964-1984)(...) as melhores pessoas, incorfomadas com imposições militares, aderiram ao terrorismo, morrendo quase todas ou se estragaram, psicologicamente, de alguma forma. Outras foram para a iniciativa privada. Quando veio a abertura democrática, em 1985, já estavam comprometidas demais com seus afazeres, responsabilidades etc para tentar a vida pública. O que é uma das causas da escumalha política hoje dominante no Brasil. Ulisses Guimarães, que emergiu como líder civil democrático nos últimos anos de regime militar, era um político insignificante nos tempos de Jânio e Jango. Lembro de um jantar em Brasília, 1961, em que toda vez que Franco Montoro abria a boca, era admoestado pelo líder do PDC, Paulo de Tarso: ‘Pára de dizer besteira, Franco’. Gerações perdidas...
Paulo Francis, em "Trinta Anos Esta Noite", 1994.


A natureza humana é sondável e o que se descobre, quase sempre, não faz bem à saúde. Yeats, o poeta, nota que os piores são sempre os mais passionais, enquanto aos melhores falta convicção.
Idem


Examinando sua vida, concluiu que havia feito tudo errado – Tudo. Sua vida estava arruinada, mas desde que não houvera muito para começar, não havia muito para lamentar. (...) Era inteligente ou idiota? Bem, agora não podia declarar-se inteligente. Tivera uma vez as características de inteligente, mas, como decidira ser sonhador, fora explorado pelos espertos. (...) É verdade que ele mesmo pedira para ser golpeado e deixara seus atacantes se fortalecerem. Aquilo levou-o a examinar o próprio caráter. Que tipo de caráter era o dele? Segundo o vocabulário moderno, era narcisista, masoquista e anacrônico. Seu quadro clínico era o de um depressivo mas não exatamente do pior tipo, maníaco depressivo. (...) Era inteligente? Seu intelecto seria muito mais positivo se tivesse um caráter paranóico e agressivo, ávido de poder. Era invejoso, mas não excepcionalmente competitivo – não um verdadeiro paranóico.
Saul Bellow, em "Herzog", 1964.

Nenhum comentário: