sábado, outubro 18, 2003



Pacha Mama





Alguns povos indígenas do Peru e da Bolívia chamam assim a "Deusa Terra", ou melhor, a "Mãe Terra" - Pacha Mama. Ao contrário do que tradicionalmente crêem as populações nômades do deserto, cujas vidas se passam sob uma abóboda celestial única e esmagadora, esses povos da selva e da montanha não acreditam que são criação de um único Deus, que o homem está na Terra numa transitória expiação e que, depois da morte, o céu é finalmente seu destino glorioso. Sua crença é de que a vida teve origem de dentro da própria Terra. Simplificando, seu mito é de que um dia, há longínquos anos, uma enorme cratera se abriu no solo e os primeiros homens foram expelidos para a superfície. Foram cuspidos por Pacha Mama.

Pacha Mama é a fonte de toda a vida. É a provedora de alimento e de abrigo. Para eles, a Terra, a natureza, não é o lugar maldito e selvagem onde devem sobreviver os pecadores expulsos do Paraíso. Pertencemos à ela, somos parte dela, somos seus filhos.

(...)

As divagações sobre a Bolívia, a crise, o povo, o gás e a coca, continuam lá no Imprensa Marrom. Confira lá e não deixe de mandar sua opinião sobre tudo isso...

Nenhum comentário: