segunda-feira, maio 23, 2005

Star Wars



Vi “Guerra nas Estrelas” quando foi transmitido pela TV (Manchete?) alguns anos-luz lá atrás. Foi na casa da minha avó, onde eu e minha irmã estávamos dormindo, numa TV preto-e-branco. Lembro, sem muita certeza, da minha mãe me ligando para avisar que o filme estava passando. Eu era um gurizinho maroto de uns 10 anos, que começava a se interessar por essa coisa de filmes. A cena final, com as naves entrando naquelas avenidas estreitas da Estrela da Morte, e Luke invocando a Força da intuição para acertar o alvo, foi sem dúvida um dos primeiros finais épicos que me ficaram marcados na retina.

Mais tarde, o Sarney lançaria o Plano Cruzado e meu pai compraria nosso primeiro vídeo-cassete (G-10? Paraguai?). Foi através dele que vi os seguintes dois episódios (aquele onde o pai de Luke corta o seu braço, e aquele dos ursinhos Ewoks). Bacanas.

Menos anos atrás, já na era pós-moderna da reciclagem mercadológica, lançaram aqueles primeiros episódios novamente no cinema (remasterizados? remixados?). Diante da oportunidade de revê-los na telona, fui aos dois primeiros. Nostalgia. Fico pensando naqueles uniformes kitsch (redundância) dos soldados imperiais e duvido se não foi aquela re-exibição que tenha dado início a atual onda trash-retrô de referências aos anos oitenta.

Ah, em algum lugar no meio dessa linha temporal, teve também desenho animado, naves e bonequinhos de plástico. Mas acho que eu já estava crescido.

Então George Lucas voltou (de onde?), reforçado pelas forças do target-marketing. Fui ver Episódio One, é claro, com expectativa vitaminada. Naquela altura, também fiquei curioso para ver alguns atores “cult” que estreavam no cinemão - Ewan McGregor e Natalie Portman. Lembro que foi também a época do Matrix, não? Mas, enfim, a parte disso, o filme se revelou simplesmente chato.

Na verdade, não apenas simplesmente chato. Chato ao ponto de não deixar vontade para uma segunda chance. Devo ter perdido a inocência. Consequentemente, não vi o Episódio 2 (Clones?).

Vingança dos Sith? Nada contra, mas não, obrigado. Me contem depois como foi.

Nenhum comentário: