domingo, janeiro 15, 2006

No DVD




Mestre dos Mares (2003)

Minha garota tem uma certa aversão pelo Russel Crowe. Não sei explicar o porquê e também nunca tentei buscar muitas respostas. Talvez ele a faça recordar algum trauma amoroso do passado, e essas coisas melhor não saber. O fato é que, devido a esta antipatia, este namorado complacente que vos fala acumulou duas importantes falhas no seu curriculum cinéfilo - Uma Mente Brilhante, filme vencedor do Oscar 2002, e Mestre dos Mares, indicado a melhor filme em 2004.

Pelo menos quanto a "Mestre dos Mares", confesso que não havia insistido muito para vê-lo. Na época do lançamento me pareceu um daqueles filmes históricos de loguíssima duração, ainda por cima passado todinho dentro de um navio, e as poucas cenas que vi me deram a sensação de algo modorrento, arrastado e escuro.

Aluguei o dvd na semana passada (a intenção era assistir sozinho, mas minha garota dignou-se a suportar o Russel Crowe) e percebi que minhas primeiras impressões estavam completamente erradas. "Mestre dos Mares" é leve, ágil e tremendamente agradável de se ver. É claro, trata-se de um filme de época, uma história de guerra, mas que não exige nenhum compromisso mais pesado para ser visto. Belas cenas de batalhas marítimas entremeadas por um sotaque britânico charmoso com toques de ironia e inteligência. A grande graça se deve, principalmente, ao embate interessante entre as escolhas do capitão Russell Crowe e as idéias do médico e pesquisador Paul Betanny - um sub-Almirante Nelson e um sub-Charles Darwin, amigos e colegas de embarcação, duelando nos mares do sul.

Enfim, nada genial ou com muita profundidade, apenas uma boa diversão com algum verniz cultural. Valeu a pena insistir com o Russell. Injustamente repudiado, afinal é um sujeito de talento.

3 comentários:

Dielena disse...

nossa, que implicância é essa dela com o Russel Crowe?
eu costumo gostar dos muito filmes dele.
Mestre dos Mares eu não vi, mas Uma Mente Brilhante é fascinante, fiz um trabalho pra facul em 2003 analisando esse filme e o professor da minha mãe (o trabalho era pra ela rsss) adorou o tema.

Anônimo disse...

Existe uma série televisiva, muito boa, dedicada à personagem lendária "Horatio Hornblower".

A série é provavelmente inglesa, sinceramente não sei. O esquema é parecido com o de Mestre dos Mares, mas bem melhor. Se puder, veja.

André Alvarez disse...

Vai saber, Lena.
Agora ficou faltando o Mente Brilhante pra exorcizar o indivíduo de vez.

Não conhecia essa Gravz. Deve ser difícil de achar, não: