quinta-feira, junho 26, 2003



Ainda sobre a Previdência

Antes que venham me chamar de Margaret Thatcher de calças, queria deixar claro uma coisa: não sou contra o funcionalismo público. Sou contra este nosso atual sistema de Previdência Social. É possível dissociar uma coisa da outra, ou não?

Creio sim que o Estado tem função essencial em várias necessidades da sociedade. Segurança, saúde, educação, ciência&tecnologia, cultura. Acredito que uma adequada e coerente presença do Estado é necessária para garantir o desenvolvimento desses campos de forma acessível e distribuída. Sem falar em funções exclusivas às instituições, como as judiciárias, dipliomáticas e militares.

Logicamente, para realizar tudo isso com responsabilidade e decência, é imprescindível ter funcionários públicos competentes e reconhecidos. Só acredito que esse reconhecimento deve vir através de salários competitivos e condições de trabalho dignas. E não através da promessa de uma aposentadoria gorda. Assim como em todas as profissões, deve-se reconhecer o mérito profissional no presente, e garantir para o futuro um condição de segurança mínima.

E chega desse assunto.

Nenhum comentário: