quinta-feira, novembro 14, 2002



Momento Remexendo as Gavetas

Como alguns de vocês já sabem, no momento estou de férias e em casa. Um plano de viagem que faliu, uma faringe que se revoltou, e estou eu aqui, curtindo o aconchego do lar.

Nada a se reclamar, muito pelo contrário, mas vocês devem saber: depois de dormir 12 horas, almoçar, ver aquele gordinho-mala do Vídeo-Show e arriscar um começo de Sessão da Tarde, começa a dar uma certa formigação nas pernas (nas pernas, claro, pra não comprometer) e toca procurar alguma coisa pra fazer...

Antes que vocês comecem a pensar sacanagem, a primeira coisa que inventei fazer foi arrumar meu quarto. E isso inclui arrumar as gavetas, o que, pra mim, torna-se um verdadeiro trabalho arqueológico. Depois de horas de análise, selecionando o que merece ser jogado no lixo e o que é digno de guardar-se por mais alguns anos, achei algumas coisas especialmente interessantes. Coisas que decidi mostrar aqui pra vocês (viram como sou legal?).

Mas não se preocupem. Não se trata de nada escrito por mim, nenhum desabafo de adolescente apaixonado... Apenas alguns recortes guardados. O primeiro é uma lista de "mandamentos" escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos. Pensamentos essenciais...

Na Trilha dos Saltimbancos
por Plínio Marcos

1. Onde houver autoridade não pode haver criatividade.

2. A arte é uma magia. A gente aprende, mas ninguém ensina.

3. Qualquer método logo vira um sistema burocrático. Mas nenhum método também pode virar um método.

4. A poesia. A magia. A arte. As grandes sabedorias não podem habitar corações medrosos.

5. Tudo se consegue com esforço. Não se chega a lugar nenhum sem andar.

6. A arte de um modo geral só faz sentido quando é uma tribuna livre onde se pode discutir até as últimas consequências os problemas dos homens.

7. A cultura nas mãos dos poderosos constrange mais que as armas. Por isso a arte e o ensino na mão do governo é sempre sufocante.

8. É necessário aprender a arte de falar, de calar, de ouvir. Não escute e não fale movido pelo jogo do intelecto e da imaginação. E nunca se cale por inibição.

9. Para poder ver é necessário esquecer a religião, a educação, a ideologia.

10. Cuidado com o papo dos velhos. Geralmente tudo que falam e ensinam é para imobilizar a criação renovadora. Tudo que dizem é para justificar a vida miserável que viveram.

11. Não se apegue a nada.

Essas coisas eu escutei pela trilha dos saltimbancos em mais de quarenta anos de andança. Tem me valido.


Nenhum comentário: