quarta-feira, maio 21, 2003



Quando pessoas são mais confiáveis

Impossível não criar expectativas a respeito das pessoas. Digo impossível, mas, no fundo, quero dizer desaconselhável. Porque acredito que adotar para si uma postura de ceticismo e de cautela exageradas pode trazer tanta infelicidade quanto quebrar a cara numa decepção qualquer. Afinal, não vejo como viver de verdade sem acreditar, confiar ou se entregar, sinceramente, a alguém. Seletivamente e de olhos abertos, é claro.

As pessoas, ah, as pessoas. Por mais que o tal ser humano seja complicado, que sentimentos sejam reações químicas altamente voláteis e que valores éticoss não passem de convenções artificiais e relativas, por mais que os traumas da vida desabonem qualquer tipo de confiança, não dá para ser feliz sem se arriscar com elas. O mundo seria antiséptico demais se não críassemos e abusássemos das expectativas.

No quesito confiança, no entanto, acabei de descobrir que existe algo que merece muito menos crédito que nós, falíveis homo-sapiens. Nunca, mas nunca mesmo, coloque suas expectativas numa Organização. Sim, ela mesmo. Nunca confie em uma Organização. Me lembro de já na escola primária ter ficado um tanto desconfiado dos tais substantivos abstratos. E hoje me provo que a sabedoria está, sem dúvida, naqueles anos de infância.

Por favor, não quero colocar nenhuma carga política aqui. Não quero defender bravatas já batidas como "é por isso que o comunismo não deu certo" ou "só a liberdade do indivíduo salva". Não é nada disso. A incrível Organização na verdade é coisa bastante simples. Me refiro a qualquer unidade abstrata, coletiva, e organizada na busca de um determinado objetivo. Chamem-na de Burocracia Estatal, de Corporação Capitalista, de Igreja, mas aí vou estar soando um tanto kafkaniano, ultra-liberal ou anarquista. Como já disse antes, a Organização que me refiro é coisa simples. Pode ser a banca do jogo do bixo da esquina, o condomínio do seu prédio, a ONG que proteje o urso panda da China. Pode ser a comissão de formatura, o centro acadêmico ou a atlética da sua faculdade. Pode ser a associação dos amigos do seu bairro, o sindicato dos seus colegas de trabalho, o centro espírita que você frequenta. A fundação, a instituição, a federação. E também, é claro, pode ser a Burocracia Estatal e a Corporação Capitalista.

Foi inevitável, acabei soando político, kafkaniano, ultra-liberal e anarquista. Não quero isso, muito pelo contrário. Não sou contra a indomável Organização, acredito que ela seja bastante útil e necessária para a vida em Sociedade. E a tal Sociedade, apesar de ser igualmente abstrata, já é alguma coisa que me soa digamos assim, mais humana.

Não se trata então de acabar com a impiedosa Organização. Ela é, digamos, imprescindível. Mas, repito, nunca coloque suas expectativas sobre uma Organização. Nunca acredite, nunca confie, nunca entregue seus sonhos a ela. Seja sempre cético, cauteloso, desconfiado, frio, distante. Ao contrário das pessoas, não compensa arriscar-se com ela. O custo-benefício, no longo prazo, vai ser sempre deficitário. Trate-a como o mais baixo dos salafrários. Não espere nada, o que vier é lucro.

Por que a Organização não tem cara. Se quiserem ser piegas, a Organização não tem coração. Se ser piegas lhe incomoda, pode-se dizer que a Organização não se importa com respeito, educação, honra, sentimentos. Pode parecer estranho, mas a Organização não se importa nem mesmo com profissionalismo, qualidade, merecimento. No fundo, a Organização não dá a mínima para as pessoas. Seu interesse está simplesmente em se auto-sustentar, em garantir sua própria sobrevivência. E agora, de novo além de kafkaniano, soei darwiniano.

Pior que tudo isso, a Organização possui uma utilidade ainda mais mesquinha. Ele serve de escudo, e atrás dela as pessoas escondem o pior de si mesmas. Porque a Organização serve de abrigo àqueles sentimentos voláteis e aos valores éticos relativos dos quais falamos antes. Em nome dos objetivos maiores (e abstratos) da Organização, e sob a sua máscara, se escondem a negligência, a incompetência, a fraqueza, o mau-caratismo, a traição.

Nunca confie em algo que não pode te olhar nos olhos.Seja mais você, se garanta, se possível nunca dependa dela. Se não for possível, cautela nunca fez mal à ninguém. Porque, ser decepcionado por uma pessoa pode doer bastante. Mas ao ser decepcionado por uma Organização, meu amigo, você nem mesmo vai ter a chance de dar uma porrada na cara dela.

Nenhum comentário: