sexta-feira, setembro 20, 2002



Divagações bestas de um viajante compulsivo

Essa tal internet sempre foi um labirinto misterioso. Não sei por que caminhos, de repente me deparo com algo que vale a pena. Mas como o caminho foi caótico e o viajante é desorganizado, nunca mais consigo voltar até ali. Ou não, muito pelo contrário, também consigo ficar horas e horas andando no meio de um monte de lixo inútil e esquecível.

No meio disso tudo, o oceano dos blogs parece ter uma lógica diferente. Também é vasto e caótico, pero no mucho. Depois de um tempo (nem tanto) navegando neste marzão, dá pra perceber que existem certos “arquipélagos” (ou grupos, bolhas, conjuntos, alcatéias, comunidades, ou qualquer outro desses substantivos coletivos) que mais ou menos vão se delineando. É fácil e até engraçado perceber isso pelos links, pelos comentários, pelos acessos que cada blog recebe.

Parece óbvio? Pode ser, mas não deixo de achar interessante. Lógico, essas bolhas não são isoladas, vão se relacionando, se misturando, se reproduzindo... Muitos blogs permanecem dentro de suas bolhas, rodeados pelas ilhotas amigas. Alguns acabam servindo de ponto de encontro, porto seguro para, a partir dali, seguir para outros destinos. Outros poucos se expandem, passam a ter uma abrangência “internacional”.

Navegando pelos meus links usuais, encontro na maioria das vezes, sempre os mesmo links dos mesmos blogs. Primeiro um grupinho mais íntimo, depois a região vai se expandindo, mas o mapa é claramente definido. A exploração começa ao clicar em algo novo que apareça, e dali mais um e depois mais outro. Pronto, um território completamente desconhecido. A viagem radical mesmo é dar uma busca no google e se tele-transportar para uma ilha remota, onde não haja nenhum link conhecido. Mares nunca dantes navegados...

Tenho que dizer que a viagem nem sempre vale a pena. Mas entre mortos e feridos, dá pra sair com algumas coisas interessantes. Além disso, serve também pra descobrir o tamanho imenso desse marzão. Perceber que, não importa o número de acessos que seu blog tenha, a quantidade de visitas que ele recebe vai ser sempre um numerozinho merreca no meio disso tudo. Perceber que afinal, não é mesmo isso que importa.

Nenhum comentário: