quarta-feira, setembro 25, 2002



Quem vigia o vigilante?

Certa vez, há muito tempo em uma galáxia distante, a imprensa foi chamada de Quarto Poder. Seria ela o quarto ponto de sustentação que daria maior solidez ao tripé básico do sistema democrático: os poderes executivo, legislativo e judiciário. Ela teria a responsabilidade de ser o “grande olho” da população, vigiando e divulgando tudo o que os representantes desta faziam com o poder que ela própria lhes dera.

Para muita gente isso hoje não passa de piada. Os veículos de imprensa, sendo entidades ou empresas, têm seus próprios interesses. Pior ainda: podem agir conforme esses objetivos e se esconder atrás da máscara de vigilante isento.

E lá vamos nós novamente amarrados nas contradições da democracia, um nó que talvez só possa ser desatado pela educação, pelo pluralismo e pela diversidade de idéias.

Mas no meio disso tudo ainda dá pra encontrar esperança. Quem vigia o dono do Leão, o secretário da receita Everardo Maciel? É claro, Mr. Elio Gaspari. Por favor, leiam essa coluna, esse cara é meu ídolo...

Obs: Coloquei ali na lista de links favoritos o Colunas do Globo, onde podem ser encontrados regularmente não só o Gaspari, mas o Veríssimo, o Jabor, o Ventura e outros segundo sua preferência...



Nenhum comentário: