quinta-feira, setembro 19, 2002



Escrevi este texto em março deste ano, no meio de uma discussão acalorada no fórum do 02neuronio.Talvez algumas coisas tenham mudado, acredito que não. Mas acho que agora, quando as eleições caminham novamente para a polarização, vale a pena tocar no assunto novamente. Com algumas adaptações, vai abaixo então o mesmo texto.

Falando de política, até agora este bloguito tem sido crítico, mas isento. Peço licença pra ser um pouco panfletário e idealista...




MEDO DA CHUVA

Aceitar algumas contradições é mais uma das coisas que a vida vai ensinando aos poucos. Faz parte da perda da inocência. No começo dói, mas de repente, você já está acostumado. Mas algumas delas ainda me surpreendem. É muito engraçado que, por exemplo, quanto mais na merda esteja a situação do país, mais conservadora se torne a opinião política de grande parte das pessoas.

Talvez isso não seja assim tão peculiarmente paradoxal. Acho que já existem até teorias de ciência política para explicar o fenômeno. Mas eu continuo achando isso engraçado; se não fosse trágico... E sim, meus amigos, eu me refiro aqui ao alardeado “medo-Lula”...

Com licença: vamos simplesmente admitir que vivemos num mundo injusto e desumano e não vamos tentar fazer nada pra mudar isso (nem que seja um simples voto?)? Simplesmente aceitar uma realidade porque achamos que é muito difícil mudá-la? Vamos continuar reclamando do país, fazendo cara de conteúdo, mas permanecer votando nos mesmos sujeitos?

Não sou revolucionário, não acredito em radicalismos… Mas a única verdade da história é que a mudança é constante e é uma míopia de curto prazo acreditar que o mundo deva ser eternamente dominado pelas “taxas de juros”. Sou otimista, acredito que é possível existir algo melhor.

Também é uma ilusão publicitária a visão radical, 8 ou 80, de que o PT vai transformar o país em uma ditadura cubana. Talvez o Lula, durante o café-da-manhã, aprecie algumas criancinhas tostadas com manteiga, mas o PT, assim como qualquer partido, tem consciência do espaço e do tempo em que vive. Não vamos subestimá-los.

Todos os países desenvolvidos praticam normalmente a alternância do poder. Nos EUA, democratas e republicanos revezam-se. Na Europa, os Partidos Socialistas e os Partidos Liberais também trocam de cadeiras constantemente. Tudo na maior normalidade. Isso é benéfico. Lembram-se da “rotação de culturas” da aula de biologia? Igual…

Só no Brasil se cria esse medo da alternância do poder. Por quê? Porque a mesma corja vem explorando o Tesouro Nacional há mais de 50 anos e não quer perder essa boquinha de jeito nenhum. Alguém já viu o PFL fora do poder? Há quanto tempo ACMs, Jaderes e Sarneys vem usando o SEU imposto de renda, a SUA CPMF, o seu INSS, para comprar suas ilhas e suas mansões?? Como eles vão sustentar seus luxos sem as torneiras do Estado?

Esse tipo de política de quintal é que causa o Déficit. Isso é o que causa o risco Brasil. E não o “medo-Lula”.

Eu também acreditava no PSDB. Mas o PSDB não colocou essa turma pra fora do poder. E isso já fazem 8 anos. Eu também admirava o homem FHC. Mas depois de vê-lo no outdoor com Maluf, por favor, não me peça para votar em seus cupinchas.

Este país está se transformando em uma bomba social. É preciso mudar isso. Eu quero mudar. Não acho que a opção é a ideal, mas é a que há. Será que já não é a hora de experimentar algo novo?


Nenhum comentário: