sábado, janeiro 11, 2003



Ciuminhos

O Imprensa Marrom já espinafrou, em texto da Maninha, o alarde que se tem feito em torno da participação de Lula no Fórum Ecônomico Mundial de Davos. Dizem por aí que elementos mais exaltados do PT e dos organizadores do Fórum Social Mundial prefeririam que Lula optasse por ir a Porto Alegre. Prato cheio para a imprensa explorar exageradamente a rivalidade existente entre os dois encontros.

Divagando aqui com meus botões, me pergunto: esses Fóruns são algum tipo de encontro de amigos, uma festinha onde compadres trocam sorrisos e apertos de mão, ou servem mesmo para debater idéias e chegar a algum tipo de consenso?

Porque, se a razão dos Fóruns for realmente o debate de idéias, a presença de Lula em Davos é muito mais importante e significativa do que em Porto Alegre. Aliás, deveriam também convidar os grãos-vizeres do FMI e da OMC para participar das discussões do Fórum de Poá.

Se, em cada um dos lugares, todos compartilharem da mesma visão, para que servirá o debate? Não deve resolver muita coisa cada Fórum ficar discutindo no seu cantinho, confabulando só com sua panelinha. Ou melhor, servirá apenas para gerar duas unanimidades burras. Pobre do esquecido dissenso que, em qualquer debate, é fundamental.

E chega de clubinhos...

Nenhum comentário: