quarta-feira, fevereiro 12, 2003



Ativismo editorial

Muito mais interessante que o texto sobre blogs que saiu na Trópico é a entrevista publicada pela Nova-e com Hernani Dimantas, autor do livro Marketing Hacker - a revolução dos mercados.

Hernani discute de maneira muito ampla o papel da internet na descentralização do poder da informação. Para ele, eventos como a pulverização das iniciativas editoriais (de blogs a e-zines), a disseminação dos softwares livres (o Linux, por exemplo), ou a simples troca de arquivos (mp3...) fazem parte de um mesmo fenômeno que já está revolucionando os meios de produção e de remuneração da antiga era industrial.

São reflexões bastante interessantes, e que merecem mais discussão. Segue um trecho abaixo, só para deixar um gostinho:

A comunicação de massa não é adversária. Apenas esta deixando de ter a importância que teve durante a era industrial. (...) O próximo passo é utilizar a mídia de massa para promover e incentivar a descentralização da mídia. Isto esta acontecendo na rede, mas é necessário dar condições financeiras para que as vozes despontem em todas as mídias. Estou seguro de que a próxima geração de colunistas, escritores e formadores de opinião seja oriunda da Internet.

Nenhum comentário: