terça-feira, fevereiro 11, 2003



Óscar

O prêmio para Melhor Filme Estrangeiro no Oscar sempre foi o terror dos cinéfilos-videntes de plantão. Se as indicações para as outras categorias são praticamente cartas já marcadas pelas premiações anteriores (Globo de Ouro, Sindicato dos Críticos), prever a escolha dos 5 melhores filmes não falados em inglês é tarefa bem difícil. O mundo, mesmo globalizado, ainda é bem grande, e a oferta é vasta e diversificada. São 54 filmes de diferentes países. Previsões geralmente acabam em tiros n'água.

Este ano porém, aqui no Brasil a crítica-torcedora levou um baile único. Primeiro alardeavam que o maior concorrente ao nosso "Cidade de Deus" era o consagrado diretor espanhol Pedro Almodóvar. O bom "Fale com Ela", entretanto, estranhamente sequer seria indicado pela Espanha como concorrente do país ao Oscar.

Depois, os temores voltaram-se para "Pinocchio", fábula filmada por Roberto Begnini. Será que o fantasma de "Vida é Bela" podia novamente atrapalhar a jornada brasileira rumo à taça? Bem, no final, o italianinho saltitante apenas levou uma indicação ao "Framboesa de Ouro", prêmio dedicado às produções mais ridículas do ano.

Como viu-se ontem, infelizmente "Cidade de Deus" ficou de fora, preterido por outros filmes dos quais que pouco ou nada se falou em nossa terra brasilis.

Mas as surpresas não acabaram por aí. Para finalizar o desastre das previsões, nossa nação canarinho acabou ganhando uma representação, mesmo que por linhas tortas. Muitos dirão, porém, que Deus não acertou muito bem nestas linhas tortas, que estariam um tanto maltraçadas as tais linhas. Quem acabou indicado foi mesmo Caetano Veloso. Ele divide com a cantora mexicana Lila Downs a interpretação de "Burn It Blue", música da trilha do filme "Frida" indicada ao prêmio de Melhor Canção Original.

Bem, pelo menos não foi aquela tal do Cucurucucu...

Nenhum comentário: