quarta-feira, fevereiro 19, 2003



Momento Isso é Música para Meus Ouvidos

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...

Não sei quanto a vocês, mas eu vivo sendo surpreendido por algumas peças que meu cérebro insiste em me pregar. Alguns truques baixos, sorrateiros e inconscientes, que o danado usa para me dar umas boas rasteiras e me deixar com cara da bobo.

Classificar e rotular, por exemplo. Por mais que eu conscientemente abomine esse tipo de coisa, algum mecanismo psicológico nefasto me leva a automaticamente agir dessa maneira. Logo após a primeira percepção (seja de uma pessoa recém apresentada ou uma banda de rock que acabei de conhecer), lá vai meu cérebro acionar o google das referências, verificar as gavetas disponíveis e encaixar o elemento no compartimento mais adequado.

É um truque sujo, e venho criando armas contra ele. Claro que todo mundo que se preza (e eu me prezo) não vai limitar sua opinião à simples primeira impressão. Me julgo bem tolerante até, procuro manter a mente aberta, não fazer julgamentos precipitados. Mas a primeira vista é forte, deixa marcas profundas e, se bobear, as coisas vão mesmo parar nas devidas gavetas, devidamente etiquetadas.

Tudo isso para dizer que eu não ia com a cara dos Los Hermanos. Que achava "Anna Julia" uma música que de legalzinha virou insuportável. E que o golpe de miseridórdia se deu com "Primavera", uma balada chatinha e insossa.

Tudo isso para dizer que o segundo disco da banda, "Bloco do Eu Sozinho", é simplesmente maravilhoso. E, por mais que eu lesse as críticas excelentes e visse o cd em diversas listas de melhores do ano, da década, da história, eu não acreditava que isso fosse possível. Os Los Hermanos já estavam na minha gavetinha de bandas descartáveis.

Até que um dia, sei lá o porquê, resolvi abrir a gaveta, comprar o disco e constatar minha profunda injustiça. O cd do Foo Fighters, comprado no mesmo dia, ficou na gaveta (atenção, gaveta agora no sentido literal, não figurado). Ao contrário, o "Bloco" me persegue. Vai comigo de casa para o carro, do carro para o escritório, do escritório de volta para casa. Acordo todo dia com uma das músicas na cabeça. Praga. Acho que eles estão se vingando de mim. Linda vingança.

Para quem já conhecia o disco, tudo isso não é novidade. Mas, compreendam, minha descoberta foi tardia. Truque sujo das primeiras impressões. Para quem ainda não conhece, vá atrás. Tire também o Los Hermanos do seu corredor da morte.



P.S.: O novo disco da banda sai em abril. Minhas gavetinhas e meus ouvidos, porém, agora já estão bem abertos.

Nenhum comentário: