sexta-feira, outubro 04, 2002



Sucessão

Pensou que eu ia falar de eleição de novo, né? Bem, já chega disso... Que tal algo mais sério?

Depois da morte do Quadradinho e do Scream&Yell, dá pra sentir um certo vácuo no espaço dos e-zines culturais. Pelo menos sinto isso na minha rota diária internética. Entre coisas velhas e outras novidades, algumas opções pleiteiam o posto de sucessores. Rei morto, rei posto? Ainda não, nenhuma delas já conquistou meu coração, mas são opções legais pra se experimentar:

O já velho Omelete continua muito bem-feito. Bem-feito até demais... Tem aquela cara meio industrial, que acaba tirando um pouco do charme e da espontaneidade. É patroncinado pela Editora Panini, e isso também leva o site a ter uma forte concentração nas matérias sobre HQs. Não gosto da parte de cinema, mas tem algumas críticas e colunas musicais interessantes. O que vale muito a pena são as colunas do Marcelo Forlani, Don´t Mind The Gap, e do Juliano Zappia, London Arena.

Totalmente diferente disso é a proposta do Fraude, zine criado pelo Eduardo Fernandes (ex-CardosoOnLine) que concentra grande parte da turma daquele extinto zine, além de outras colaborações. Não contém muitas resenhas, mas oferece textos variados e refinados, opiniões, crônicas, ficção e "jornalismo gonzo". Dizem alguns que o Fraude é um tanto pretensioso. Mas eu adoro que se tenha pretensões quando se tem o que oferecer.

Novidade mesmo é o lançamento do Manivela, um zine que se entitula de "cultura alternativa", encabeçado pela Kátia Abreu (ex-Quadradinho). Ainda não mergulhei a fundo, mas está bem bonito, tem fácil navegação e parece ter um conteúdo de primeira. Vale a pena tentar.

Se alguém conhecer alguma outra opção interessante, por favor me avise. Por enquanto vou afogar minhas mágoas nestas três muletas. Quem sabe uma delas me conquista de vez...

P.S.: A Revista Zero, que oportunamente me serviria de muleta no mundo impresso e real, está me dando um baile. Tinha falado nela dias atrás, mas o lançamento do número três demorou um pouco. Parece que finalmente estará nas bancas na próxima segunda.

Nenhum comentário: