terça-feira, outubro 08, 2002



Terríveis homenzinhos verdes

Fui ver Sinais neste último fim-de-semana e pude chegar a uma conclusão: o tal diretor indiano de nome esquisito é mesmo sensacional. Definitivamente não é para qualquer um escolher um dos mais explorados temas de ficção, já batido e surrado nos mais diversos estilos, de Orson Welles a Men In Black, e conseguir fazer um filme extremamente tenso, soturno e nervoso. Realmente o indiano tem uma mão afinadíssima...

Muita gente não gostou do filme. Pudera, concordo que homenzinhos verdes é coisa de estória da carochinha. No entanto, confesso que, pra mim, o filme foi aterrorizante. Não sei, talvez além do talento do indiano, algo do filme tenha mexido comigo. Despertado algum daqueles medos escondidos, aqueles que a gente treina pra disfarçar e faz força pra deixar bem quietinho.

Porque acredito que é possível colocar qualquer coisa no lugar daquele rídiculo homem verde. Esse é um filme sobre medo. Medo do desconhecido, medo de ver as coisas acontecerem e não ter controle sobre elas, medo de sentir-se incapaz, medo de perder a esperança. Coisas assim, que chegam a ser estranhas de tão banais. É claro que não pensei sobre tudo isso durante o filme, mas o resultado foi consequente: duas horas de tensão.

Sujeitinho sorrateiro esse indiano...

Nenhum comentário: